quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Radioatividade: Malefícios e benefícios.

Malefícios e benefícios da radioatividade.

A radioatividade, quando utilizada de forma controlada pode trazer muitos benefícios para o homem. Hoje em dia ela é utilizada sob três formas básicas:

1.Uso da energia do núcleo do átomo;
2.Uso das radiações que têm a capacidade de atravessar a matéria e revelar filmes(raios X);
3.Uso da capacidade (Radioterapia)ou esterilização de material médico).

Ao mesmo tempo em que as radiações podem trazer benefícios para a humanidade, também podem trazer malefícios como, por exemplo, a BOMBA ATÔMICA.

As radiações, quando em quantidades elevadas, são perigosas aos seres vivos, sendo nocivas aos tecidos, destruindo-os.


A humanidade convive no seu dia-a-dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais ou artificiais. Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrointestinal, na medula óssea etc, ocasionando por vezes a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer)


A área que mais utiliza a radiação hoje em dia é a medicina, como na radiologia, na radioterapia e na medicina molecular.


A radiografia não afeta a saúde das pessoas irradiada devido ao outro espaço de tempo em que a pessoa é exposta à radiações também  que este não constitui um ato rotineiro. Mesmo assim mulheres no primeiro trimesre de gravidez devem evitar a exposição aos raios X.


A radioterapia  e a medicina nuclear constitui uma outra área de atuação da medicina com o uso da radiação.
A radioterapia é detinada principalmente do contole do câncer, uma vez que a radiação penetra no corpo e atinge tumores malignos.  
Na radioterapia o paciente fica exposto mais tempo a radiação e uma alta dose é dirigida a região tratada.A radioterapia tem como principal objetivo a agressão de tecido do corpo humano, no caso de tumores.

O objetivo da Medicina Nuclear  visa o diagnóstico.Na medicina nuclear substâncias radioativas são injetadas pela veia do paciente, e,tempo depois este é colocado sob equipamentos, que medem a radioatividade  da droga injetada e que foi absorvida por certos órgãos do corpo.Assim é possível fazer um mapeamento de órgãos, dependendo do tipo de material injetado.

Na área industrial, utiliza-se a radiação para radiografar peças mecânicas e com isso fazer em diagnóstico de um defeito ou uma peça quebrada no interior de um equipamento. Na indústria alimentícia utilizam-se radiações de alta energia, evitando que frutos se estraguem mais rapidamente ou brotem ramificações, e assim possam ser armazenados por maiores períodos de tempo.
A radiação, por atacar microorganismos, também é utilizada na esterilização de materiais.                                              

8 comentários: